domingo, 21 de setembro de 2008

A História da Arte

Introdução

Eu vou falar um pouco sobre a História da Arte. Um assunto muito longo e fascinante que tentarei abordar em alguns capítulos de maneira despretensiosa.
Pra começar vou fazer uma “definição” da Arte como um todo. Arte (em latim ARS, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas sensações em um ou mais espectadores.
A Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A Arte pode ser representada através de várias formas como pela pintura, pela música, escultura, no cinema, na dança, entre outras formas.
A expressão artística está presente desde a pré-história (o homem primitivo com suas pinturas nas cavernas) passando por todos e qualquer povo do nosso planeta.
E para entender um pouquinho mais sobre a História da Arte e seus reflexos na humanidade vamos dividí-la em épocas e culturas nas próximas postagens. Até lá!

Nenhum comentário: