segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As Pirâmides de Gizé

Como havia prometido, vou escrever um pouco sobre as pirâmides de Gizé.

Existe um provérbio árabe que faz referência às Pirâmides: " O Homem teme o Tempo, e ainda o tempo teme as Pirâmides"

As pirâmides de Gizé estão localizadas na esplanada de Gizé, na antiga necrópole da cidade de Mênfis, e atualmente integra o Cairo, no Egito. Elas são as únicas das antigas maravilhas que sobreviveram ao tempo.
As três majestosas pirâmides principais foram construídas em blocos de pedra calcária como tumbas reais para os reis Quéops (ou Kufu), Quéfren, e Miquerinos - pai, filho e neto. A maior delas, com 160 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito.

As pirâmides de Gizé, como todas as pirâmides, é um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos. Tudo fundamentado na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol, e que voltariam junto com seus escravos e pertences.

Apesar das complicadas medidas de segurança construídas, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.
Bom, por hoje é só, mas acho que já deu pra se ter uma ideia sobre a única construção ainda vista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Voltarei a escrever depois sobre a cultura do Egito antigo, um assunto muito fascinante e cercado de mistérios.
Um abraço bem forte e seguro pra vocês!

Principal fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: