domingo, 14 de março de 2010

Glauco

Uma pequena homenagem ao desenhista e cartunista brasileiro Glauco Villas Boas (Jandaia do Sul, 10 de março de 1957 — Osasco, 12 de março de 2010), morto esta semana juntamente com seu filho.

Simplesmente Glauco, como era conhecido pelo seu trabalho de cartunista, pertencia à família dos sertanistas Orlando, Claudio e Leonardo Vilas Boas.

Em 1976 Glauco, em Ribeirão Preto - São Paulo -publicava seus primeiros trabalhos no Diário da Manhã, ao ser descoberto pelo jornalista José Hamilton Ribeiro.



Foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1977, em júri formado por Jaguar, Millôr Fernandes, Henfil e Angeli; e na 2ª Bienal de Humorismo y Gráfica de Cuba.

Em 1984, ao desenvolver sua "autobiografia com exageros", começou a publicar no caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, convidado por Angeli, onde mostrou vários personagens, entre eles Geraldão, criado em 1981 após ler A Erva do Diabo, de Carlos Castaneda.

Logo também vieram Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse.

Fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de alguns quadros do programa infantil TV Colosso, ambos da Rede Globo,para a qual também desenvolveu vinhetas.

Editou a revista "Geraldão" pela Circo Editorial entre 1987 e 1989 e, nesse período, foi colaborador das revistas Chiclete com Banana e Circo.

Músico, também tocava em bandas de rock. Para o público infantil, leitor do suplemento semanal "Folhinha" criou o personagem Geraldinho, que é uma versão light (no traço e na temática) do seu personagem Geraldão.

fonte: wikipedia

Tenham todos um domingo com mais humor!

Nenhum comentário: