terça-feira, 4 de maio de 2010

Pequena Arte da Natureza!

Venho falando aqui sobre a arte que a natureza faz. Por vezes o colorido dos animais que mais parecem que foram pintados a mão. Mas hoje vou comentar sobre um artigo que li no blog do Globo Rural muito interessante. Fala sobre um sapinho pequenino, de uma cor muito bonita mas realmente muiiiito tóxico! Leiam a matéria sobre ele:

"O filhote de sapo da família Dendrobatidae tem menos de um centímetro, e seu corpo é menor que a ponta de um lápis. Mas não o menospreze, ele possui um veneno 200 vezes mais tóxico que a morfina. Estes sapos, originários do Equador, estão entre os anfíbios mais venenosos do planeta. Quando adultos, eles ganham tons de vermelho e amarelo em sua coloração, mas não passam de um centímetro de comprimento.

A espécie corre sérios riscos de extinção, e, para evitar que isso ocorra, cientistas britânicos começaram a criar os sapos na cidade de Hampshire.
Jenna MacFarlane, porta-voz do aquário em que os sapos são criados, afirma que vale a pena preservá-los, mesmo com o risco que o veneno oferece.

“Esperamos que um dia eles possam ajudar a salvar vidas”, disse a porta-voz. Cientistas recentemente descobriram que o veneno de um sapo desta espécie pode bloquear a dor com 200 vezes mais eficácia que a morfina, e sem apresentar efeitos colaterais sérios."


Como falei essa é uma arte da natureza, ou melhor, uma "traquinagem" da natureza. Quem espera que uma coisinha tão pequenina seja tão venenosa?

É isso ai! Uma grande terça-feira pra vocês.

4 comentários:

Bel disse...

Eu não tinha entendido a primeira foto até ler o seu post.

Nossa, um sapinho desse tamaninho e tão poderoso assim (O_O)

Quantos segrêdos ainda a serem descobertos.

Gina Arêdes disse...

E não é?!?!?!!? O tamanho dele não é documento do poder de seu veneno!

Abração!

Bel disse...

O mais interessante é pensar que isso pode ser usado pela ciência para ajudar a humanidade.

Bjs

Gina Arêdes disse...

O homem ainda tem muito que aprender com a natureza, por isso a grande necessidade de preservá-la.

Abração!