"O filhote de sapo da família Dendrobatidae tem menos de um centímetro, e seu corpo é menor que a ponta de um lápis. Mas não o menospreze, ele possui um veneno 200 vezes mais tóxico que a morfina. Estes sapos, originários do Equador, estão entre os anfíbios mais venenosos do planeta. Quando adultos, eles ganham tons de vermelho e amarelo em sua coloração, mas não passam de um centímetro de comprimento.
A espécie corre sérios riscos de extinção, e, para evitar que isso ocorra, cientistas britânicos começaram a criar os sapos na cidade de Hampshire.
Jenna MacFarlane, porta-voz do aquário em que os sapos são criados, afirma que vale a pena preservá-los, mesmo com o risco que o veneno oferece.
“Esperamos que um dia eles possam ajudar a salvar vidas”, disse a porta-voz. Cientistas recentemente descobriram que o veneno de um sapo desta espécie pode bloquear a dor com 200 vezes mais eficácia que a morfina, e sem apresentar efeitos colaterais sérios."
Como falei essa é uma arte da natureza, ou melhor, uma "traquinagem" da natureza. Quem espera que uma coisinha tão pequenina seja tão venenosa?
É isso ai! Uma grande terça-feira pra vocês.
4 comentários:
Eu não tinha entendido a primeira foto até ler o seu post.
Nossa, um sapinho desse tamaninho e tão poderoso assim (O_O)
Quantos segrêdos ainda a serem descobertos.
E não é?!?!?!!? O tamanho dele não é documento do poder de seu veneno!
Abração!
O mais interessante é pensar que isso pode ser usado pela ciência para ajudar a humanidade.
Bjs
O homem ainda tem muito que aprender com a natureza, por isso a grande necessidade de preservá-la.
Abração!
Postar um comentário