quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ai que medaaa!!!!

Este post poderia ser: "Um Tiro que Saiu pela Culatra", pois esta pequena lagarta, típica americana, ao usar seu truque para afugentar predadores ficou muito fofinha!

Como todos nós sabemos as lagartas, depois de um tempo, transformam-se em casulos e depois em borboletas. E na fase lagarta ela fica mais frágil para ser pega por predadores, e para isso utilizam o mimetismo para sobreviverem.

No caso dessa lagarta da foto ela não foi muito feliz neste processo, pelo menos aos olhos humanos! Ela ficou realmente muito bonitinha querendo parecer uma cobra com olhos grandes! Muito valente ela, não acham?
Fonte: Globo.com

Bom, como esse blog também é cultura, aqui vai uma pequena explicação do que é mimetismo e metamorfose que peguei da Wikipedia:

. Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos, os modelos. Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração, textura, forma do corpo, comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.

O mimetismo é comumente confundido com a camuflagem. No entanto, a distinção entre esses processos se dá pelo fato de que o mimetismo consiste na semelhança com um organismo em específico, enquanto a camuflagem ocorre quando determinado organismo possui um padrão de coloração semelhante ao seu entorno, dificultando sua detecção. Apesar de ser uma classificação um tanto subjetiva e sujeita a alguns casos intermediários, podemos perceber que mimetismo e camuflagem constituem estratégias distintas. No caso da camuflagem o organismo evita a detecção, enquanto no mimetismo o organismo é detectado, mas o organismo-alvo o confunde com outro.

Tipos de mimetismo

O mimetismo pode surgir por diferentes razões, e desempenhar diferentes funções na história de vida do animal. Os diferentes tipos são divididos de acordo com a função desempenhada pelo mímico. Desta forma, podemos distinguir três tipos principais:

Ophrys insectifera - Espécie de orquídea que depende da polinização de machos de moscas e abelhas que a confundem com a fêmea.
  • Mimetismo defensivo - Tem como alvo os predadores do mímico. Quando um organismo (perigoso ou não) mimetiza outro organismo perigoso. Como o mimetismo batesiano, onde uma espécie inofensiva mimetiza uma espécie perigosa.
  • Mimetismo agressivo - Tem como alvo a presa do mímico. Organismos perigosos que se imitam situações inofensivas, como as aranhas do gênero Myrmarachne, Família Salticidae, que se disfarçam de formigas.
  • Mimetismo reprodutivo - Muito comum em plantas, que mimetizam a fêmea de algumas espécies de inseto e se beneficiam da tentativa de cópula do macho para sua polinização.

Myrmarachne plataleoides - Fêmea da espécie de aranha que mimetiza formigas.

Existem ainda outras formas de mimetismo, como cucos que imitam falcões e com isso afastam as aves dos ninhos em que vão pôr ovos, ou insetos que imitam partes do corpo em locais diferentes, como mariposas que possuem manchas parecidas com olhos quando abrem as asas.

. Metmorfose - em biologia, metamorfose ou “alomorfia” (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto. Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.

Bacana a arte que a natureza faz, não é?

Espero não ter escrito muita bobagem aqui hoje pois tenho duas amigas que são feras em biologia e que visitam este blog ... rsrsrs

Uma boa quarta-feira antes do feriado pra vocês!

2 comentários:

Bel disse...

Realmente, essa lagartinha ficou muito linda fingindo ser uma cobra hahahaha

Gostei da aula sobre mimetismo e metamorfose! ^_~

Beijocas

Gina Arêdes disse...

Bel,
tu tá pensando uque? Eçi blog tumem é curtura!

Hehe, mas antes eu pedi pra uma amiga doutora em zoologia ler a postagem ...

Beijos