
De acordo com comunicado à imprensa divulgado no fim da semana passada pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (ou Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pelo evento), foi feita uma revisão de regras. Animação, agora, é necessariamente, um filme feito com “uma técnica aplicada frame por frame, sendo que a captura de performance, por si só, não é uma técnica de animação”.
Captura de performance é um recurso cinematográfico recente, em que se “pluga” diversos captores pelo corpo e pelo rosto de uma pessoa real para, a partir de seus movimentos e expressões faciais, dar origem a um personagem animado via computador. O exemplo mais extremo e avançado da técnica é “Avatar” (2009), já apresentado como “live action” (com personagens interpretados por gente de carne e osso).
Outra novidade, ainda na categoria de melhor animação do Oscar, é que o tempo mínimo de duração obrigatória para o filme se enquadrar nessa divisão caiu de 70 para 40 minutos. E os desenhos animados devem predominar em mais de 75% da obra.
Já o Oscar de melhores efeitos especiais passa a ter cinco indicações, em vez das três habituais.
E para você, o que define um filme de animação?
Fonte: Revista Monet
Foi bom saber disso. Minha produção está quase pronta e gostaria de saber se vou poder encaixá-la no Oscar ...
Hahaha! Uma quarta-feira divertida pra todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário