segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Morre Blake Edwards, diretor de 'A pantera cor de rosa'

Cineasta também dirigiu 'Bonequinha de luxo' e 'Mulher nota 10'.
Ele tinha 88 anos e ganhou Oscar honorário em 2004.

O cineasta americano Blake Edwards, diretor de filmes como "A Pantera cor de rosa", "Bonequinha de luxo" e "Mulher Nota 10", morreu nesta quinta-feira (16) aos 88 anos em Brentwood (Califórnia), informa a agência EFE.

O cineasta, que ganhou em 2004 um Oscar honorário por seu trabalho, começou a carrreira como escritor de rádio. Ao lado de Orson Welles, foi o responsável pela transmissão/pegadinha "Guerra dos mundos", um comunicado divulgado em outubro de 1938 que ficou famoso por levar pânico a população americana, que acreditava que extraterrestres iriam invadir a Terra.

A notícia, narrada em tom jornalístico por Welles, era na verdade uma adaptação do livro de Herbert George Wells.

Antes de virar diretor, Edwards começou no cinema também como roteirista. Seu trabalho em Hollywood é lembrado principalmente pelas comédias que dirigiu, em especial os seis longas da série "A pantera cor de rosa", com Peter Sallers.

Edwards foi casado com a atriz Julie Andrews, com quem trabalhou junto em vários filmes, como "Victor/Victoria" e "Lili, minha adorável espiã". Eles tiveram cinco filhos juntos.

Fonte: G1

A Pantera Cor-de-Rosa é uma pantera fictícia que apareceu originalmente em 1963, na abertura do filme The Pink Panther, o qual relata as aventuras do atrapalhado inspetor Clouseau (interpretado por Peter Sellers) e suas tentativas de descobrir quem é o famoso ladrão que poderia estar planejando roubar o famoso diamante "Pantera cor-de-rosa", de propriedade da princesa Dala. O sucesso foi enorme e fez com que fosse produzida uma série de desenho animado. Os mais de 120 episódios tiveram em média seis minutos de duração. As aventuras da personagem eram acompanhadas pela famosa música de Henry Mancini e Waltel Branco, The Pink Panther Theme. O desenho foi produzido pelo estúdio de animação americano DePatie-Freleng Enterprises, de 1964 a 1980.

Nenhum comentário: