quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tetris



Hoje vou postar um joguinho muito famoso chamado Tetris, que já falei sobre ele aqui. O jogo foi desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, onde Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos.

Uma curiosidade sobre o jogo: os direitos autorais de Tetris e seus derivados são alvo de teorias e especulação até hoje. Originalmente, os direitos pertencem ao povo soviético, uma vez que qualquer obra produzida no bloco socialista era automaticamente de domínio público. Pajitnov não lucrou um centavo com os milhares de clones de Tetris produzidos, visto que não possuia direitos sobre a obra original.

Com a dissolução da URSS, ele firmou um acordo com a Nintendo para refazer Tetris no Game Boy empregando o conceito do original. Apesar de estampar o Copyright na capa, no cartucho e na tela do jogo, essa licença é contestada visto que a derivação de obra na União Soviética não era permitida para fins comerciais. Nem a Nintendo, nem Pajitnov e nem o governo russo até hoje disputaram a autoria, tendo o codigo do jogo de Game Boy livremente emulado em centenas de outros aparelhos pela sua resoluçao e portabilidade.

Hoje, é consenso que que dentro de território russo (e teoricamente ex-territorios da URSS) é livre distribuir, copiar e executar qualquer obra derivada do conceito abstrato de Tetris original.

Loucura, loucura!

Um abraço e até amanhã.

Nenhum comentário: