sábado, 25 de setembro de 2010

Desafio 30 - resposta

Sábado dia de resposta e hoje, particularmente, dia de encerrar a briga entre Dona Maria e Seu Manoel. Vamos então primeiro relembrar a questão:

Dona Maria, que adora uma festa, ficou sabendo do "balzaquiano" desafio e resolveu encomendar um bolo na padaria pra vir aqui em casa comer bolo comigo. Legal. Só que Dona Maria chegou falando com seu Manoel da Padaria: "CRUZ credo se o bolo não ficar bem gostoso!". Ela estava já de saco cheio de comer bolo ruim que eu faço ...

Foi ai que o problema surgiu. Seu Manoel entendeu que era pra fazer o bolo em forma de CRUZ. Ele fez 5 bolos quadrados e colocou em formato de cruz conforme o desenho abaixo.


Quando Dona Maria viu o bolo ficou uma arara. Queria brigar com Seu Manoel e tudo mais! Ela queria um bolo num formato normal, com gosto normal!
Ficou um maior bate-boca.

Por isso eu sugeri um desafio entre eles pra parar a briga. Eles teriam que cortar o referido bolo de modo a formar um único bolo quadrado. Eles se calaram pensando na solução! Como fazer isso??? Será que tem jeito ou Seu Manoel vai ter que fazer um outro bolo?

Tem um jeito sim! Olhem:


Basta traçar 4 linhas no bolo-cruz conforme representado pela linha tracejada em vermelho no desenho acima. Corte o pedaço de bolo triangular da sobra deste quadrado. Coloque-o entre cada espaço da cruz. Tudo explicadinho no desenho acima.

Dona Maria e Seu Manoel ficaram super felizes. Seu Manoel caprichou confeitando o bolo. E eu acabei chamando ele pra comer o bolo também conosco. Ah, um segredinho também: rolou um clima entre Seu Manoel e Dona Maria ...

Tenham todos um bom sábado com muita alegria e até amanhã!

Nenhum comentário: