
A definição de inteligência pode ser dita como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.
E atualmente, os estudiosos nos assunto falam na teoria das inteligências múltiplas. Onde o cérebro humano é um conjunto de algumas inteligências, cada uma delas com uma "tarefa" diferente. Mas a mesma pessoa não possui a mesma "quantidade" de cada uma delas. Isto explica por que é que alguns são excelentes em matemática e um desastre no futebol, por exemplo.
Segundo esta teoria o cérebro humano tem suas distintas inteligências, listadas a seguir e exemplificadas com algumas profissões e atividades com elas relacionadas:
Tipos de Inteligência:
TIPO A - Lingüística: A palavra é o fundamental. Quem tem esse tipo de perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar. Próprio de redatores, professores e conferencistas.
TIPO B - Lógico-matemática: Talento para o raciocínio, a investigação, caracterizado pela facilidade em lidar com números. Pode ajudar tanto a advogados quanto a contadores.
TIPO C - Visual-espacial: Coisa de quem sabe lidar com a imagem seja para decodificá-la rapidamente, seja para conseguir visualizá-la mesmo que não esteja impressa. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos.
TIPO D - Musical: Tem facilidade para identificar sons. Pode ser um talento musical. Ou um engenheiro de som. É como se a pessoa enxergasse através dos sons.
TIPO E - Corpóreo-cinestésica: O corpo é a ferramenta, o instrumento, ou seja, o contato físico é básico. O que vale para atores, atletas e para mecânicos, que usam a habilidade para fazer consertos.
TIPO F - Interpessoal: É bom em se relacionar com as pessoas: conhece bem o outro e sabe como tirar de cada um o que precisa. Característica de líderes, gestores, relações públicas.
TIPO G - Intrapessoal: É o tipo de pessoa que se conhece muito bem (seus limites e possibilidades), tendo capacidade de automotivação. Reservada, ela também é considerada um bom ouvinte (próprio de psicólogos, gurus e filósofos).
Fonte: Wikipedia e Globo
Bom, até ai tudo beleza, né? Vou tentar fazer igual ao Richard Wiseman e colocar um desafio por semana. Então chega de papo e vamos logo ao primeiro desafio do blog!
Desafio 1:
Aqui temos 3 triângulos formados por 9 palitos.

Você seria capaz de formar, a partir deste, 5 triângulos equiláteros mexendo apenas 3 palitos?
Pense!
A resposta eu coloco amanhã!
Uma sexta-feira divertida pra vocês!
2 comentários:
Aaaaiiiiiii! >_<
Não consigo mexer três palitos.
Dá prá mexer 2 e formar 4, mas depois disso não consigo x_x
Hahaha, aguarde então a resposta amanhã! Você vai ver. É muito simples!
Inté amanhã.
Gina
Postar um comentário